quinta-feira , junho 21 2018
Home / Dicas / Sucesso no mercado de trabalho: descubra as profissões que mexem com plástico

Sucesso no mercado de trabalho: descubra as profissões que mexem com plástico

O plástico é um material básico que pode ser utilizado para diversas finalidades. Por isso vamos falar nesse artigo sobre as profissões que mexem com plástico.

Para que a indústria funcione, foram criados diversos cargos que exigem algum grau de conhecimento. Para isso, muitas pessoas estudam e se tornam técnicas no manuseio de máquinas específicas.

Se você tem interesse ou curiosidade sobre esse mercado, acompanhe nosso artigo e descubra quais são as profissões que mexem com plástico, e que são fundamentais para o trabalho com esse material.

Profissões quem mexem com plástico: quem são os profissionais que ajudam na fabricação dos objetos?

A indústria do plástico é um dos segmentos que mais carece de profissionais capacitados para atuação. Isso porque é necessário um conhecimento técnico para manusear as máquinas, e conduzir as funções.

Uma das profissões mais procuradas é a de especialistas em polímeros, que são os materiais plásticos propriamente ditos. Esse trabalhador é responsável por manusear as máquinas de injeção e extrusão, além de identificar os tipos de polímeros, e como utilizá-lo na fabricação de diversos produtos.

Um mercado muito amplo é o de embalagens. Quantas delas você conhece que tem o plástico como sua principal matéria?

Esse profissional também deve ter condições de avaliar as características do material, entender qual é o impacto ambiental causado por ele, técnicas de reutilização e reciclagem, e todas as características químicas, físicas e mecânicas dos plásticos.

Somente com esse conhecimento é possível compreender as possibilidades de utilização do material em diferentes setores, tais como peças para automóveis, produção de brinquedos, materiais de construção instrumentos médicos etc.

Mas afinal, onde trabalha um profissional que mexe com plásticos?

Como pudemos ver, o plástico está presente em pequenos utensílios, engrenagens, objetos do dia a dia e também em grandes indústrias, como a de embalagens, automotivas e até mesmo em aeronaves ou vestuários.

Com essa analise é possível entender que o mercado de trabalho para o profissional especializado em polímeros é muito amplo. Ele está geralmente ligado à linha industrial, voltado para os mais variados segmentos.

As indústrias petroquímicas (fabricantes de matéria-prima), por exemplo, ou quaisquer outras que utilizem o plástico na produção de peças ou produtos precisam de um profissional especializado nesse assunto.

Numa rápida analise você vai descobrir que várias empresas precisam de um técnico em polímeros. Os fabricantes de brinquedo, por exemplo, sempre precisam desse tipo de profissional.

Empresas de setores como automobilístico, aeronáutica, embalagens, eletrodomésticos e farmacêuticos também exigem a participação de um profissional com o determinado conhecimento.

Alguns cargos como operação de máquinas injetoras ou extrusoras são considerados os mais comuns nesse ramo, e por isso são amplamente procurados por empresas de diferentes portes.

Mas outras formações também capacitam o aluno para atuar nos projetos e desenhos referentes aos produtos que serão fabricados, além do manuseio de máquinas que realizam corte, modelagem, aquecimento e todos os demais processos relacionados à criação de produtos em plástico.

E há ainda os chamados “vendedores técnicos” que são grandes conhecedores de materiais como resinas, máquinas e ferramentas em geral que são utilizadas na indústria.

São diversas as profissões que mexem com plástico, e o mais interessante é que o mercado está defasado com relação à mão de obra qualificada, o que torna essa função aquecida mesmo em tempos de crise.

Prepare-se para trabalhar com plástico, e descubra infinitas possibilidades de emprego

Para ocupar tais cargos, no entanto, é importante que você se prepare da forma devida, fazendo um bom curso com reconhecimento na área, e que possa lhe oferecer o preparo necessário.

É exatamente isso que a escola profissionalizante LF oferece o preparo necessário para que você consiga ingressar no mercado de trabalho ou mesmo ampliar o seu conhecimento técnico a respeito do plástico.

Para quem está em São Paulo e sente a grande concorrência do mercado de trabalho local, essa é a oportunidade de conseguir um destaque no currículo, e trazer um plus nas qualificações. Assim você conseguirá arrumar um bom emprego na Zona Leste da capital, onde muitas empresas carecem da mão de obra qualificada para as funções citadas anteriormente.

Agora que você já sabe quais são algumas das profissões que mexem com plástico, comece a se especializar e obtenha o sucesso que tanto almeja em um mercado que está em plena expansão.

Sobre Escola Laurentino de Freitas

Veja também

Quais os principais produtos fabricados com plástico?

Atualmente, utilizamos diversos produtos fabricados com plástico no nosso dia a dia. Isso porque, esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super